Ritidoplastia

O que é Ritidoplastia?

A Ritidoplastia é a cirurgia para a elevação e o reposicionamento da pele e dos tecidos moles da face e do pescoço. O objetivo é melhorar as rugas da face, a flacidez da pele da face e do pescoço e suavizar as linhas de expressão e do cansaço causadas pelo envelhecimento. É também conhecida como Lifting facial.

Para quem está indicada a Ritidoplastia?

Para pacientes que querem rejuvenescer a face e o pescoço, diminuir as rugas de expressão, melhorar a papada e/ou melhorar os sulcos que se formam com o envelhecimento da face.
A Ritidoplastia geralmente é um procedimento que satisfaz o paciente, pois é possível alcançar grandes resultados e reajustar o "relógio da vida" 5 anos para trás. Porém, o paciente deve entender que a cirurgia não vai fazê-lo voltar a ter 18 anos de idade, já que a cirurgia tem limitações.

São realizadas incisões na frente e atrás das orelhas, entrando dentro do cabelo. Os tecidos moles (músculos, gordura, fáscias) são elevados e reposicionados para rejuvenescer o rosto e o pescoço. A pele em excesso é removida. Ao fim, são dados pontos para que o resultado seja duradouro. A cirurgia demora entre 3 a 5 horas e o paciente normalmente fica no hospital por uma noite.

É considerada uma cirurgia de baixo risco. Hematomas são comuns e raramente necessitam drenagem. A complicação mais temida é paralisia dos nervos da mímica da face, mas felizmente é extremamente rara.

O paciente permanece 24 horas em observação hospitalar, neste período é usado um curativo feito de atadura e com um dreno para se evitar hematomas. No momento da alta, são retirados o dreno e o curativo de atadura, e deixado somente um curativo de esparadrapo no local por 7 dias. A drenagem linfática é recomendada e ajuda a diminuir o inchaço e arroxeados da cirurgia.
Por ser uma cirurgia de médio porte, o paciente pode se sentir mais cansado e enfraquecido na primeira semana, porém com 15 dias normalmente retorna as suas atividades habituais.

Palavras do Dr. Lucas sobre sua filosofia para a Ritidoplastia.

A fonte da juventude é uma busca constante da humanidade. Todos queremos permanecer jovens para sempre. Infelizmente, o envelhecimento e a lei da gravidade não deixam que isso ocorra.
Para reverter estes efeitos, sem dúvida a Ritidoplastia, também conhecida como Lifting Facial, é o melhor procedimento. É possível acabar com a papada, levantar as bochechas caídas e melhorar e suavizar as rugas de expressão.
Técnicas mais modernas com incisões menores, descolamentos mais restritos e uso de endoscopia permitem com que a recuperação pós-operatória seja mais rápida e que o paciente possa retornar a sua vida social o mais rápido possível. Busco com que o resultado seja o melhor possível com o menor tempo de recuperação no pós-operatório.