Procedimentos

Rinoplastia

O que é Rinoplastia?

A Rinoplastia é a cirurgia que visa à correção dos defeitos estéticos e/ou funcionais do nariz.

Para quem está indicada a Rinoplastia?

A Rinoplastia pode ser realizada nos pacientes que apresentam deformidades estéticas do nariz como nariz grande, giba no dorso, ponta mal definida (“gordinha”), nariz torto, asas nasais largas, ponta caída, entre outras. Também tem sua indicação em pacientes com dificuldade respiratória por fraqueza das cartilagens nasais (válvula nasal).

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia pode ser realizada por dentro do nariz ou então com uma pequena incisão na pele da columela (parte central do nariz). São realizados o reposicionamento e a estruturação das cartilagens nasais, associados a ressecção das estruturas em excesso (osso, cartilagem e/ou pele), de modo que o nariz se apresente estética e funcionalmente melhor.

Quais são os possíveis riscos e complicações?

É considerada uma cirurgia de baixo risco. Raramente ocorrem sangramentos importantes em que há necessidade de uso de tampão nasal ou cauterização do vaso sangrante. Em casos mais raros pode ocorrer sinéquias (aderências) e perfuração do septo nasal.

Como é taxa de satisfação dos pacientes com esta cirurgia?

A taxa de satisfação com essa cirurgia é altíssima. A grande maioria dos pacientes fica totalmente satisfeita, tanto que a rinoplastia é a cirurgia estética da face mais realizada no mundo. Em cerca de 10% dos pacientes pode ser necessária uma revisão ou retoque, realizada, no mínimo, 6 meses após a cirurgia.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

Normalmente, o paciente recebe alta no mesmo dia em que foi realizada a cirurgia. Deve ser mantido repouso relativo por cerca de 48 horas após a cirurgia. Neste período é normal a saída de pequena quantidade de sangue pelo nariz ou garganta. É importante a realização de limpeza nasal rigorosa especialmente no primeiro mês após o procedimento cirúrgico.
Pode ocorrer arroxeamento das pálpebras, por isso é importante o uso de compressas geladas sobre os olhos nas primeiras 72 horas após o procedimento. Deve ser evitada a exposição solar nos primeiros 15 dias. Atividade física deve ser iniciada somente após 30 dias. Nas primeiras 4 semanas após a cirurgia não se deve usar óculos e deve se evitar trauma nasal.
Os primeiros 6 meses são essenciais para a cicatrização do nariz, logo, neste período, será necessário o retorno rigoroso ao consultório médico.

Palavras do Dr. Lucas sobre sua filosofia para a Rinoplastia.

A Rinoplastia é a cirurgia mais dignificante para o cirurgião. Ela envolve um grande entendimento da anatomia e do funcionamento do nariz. Estudo exaustivo, prática intensa e desenvolvimento de técnicas são essenciais para que o cirurgião consiga resultados cada vez melhores e mais duradouros. Por isso, grande parte da minha carreira tem sido dedicada a Rinoplastia. Minha Tese de Doutorado “Abordagem Gradativa par Definição da Ponta Nasal” é inteiramente dedicada à arte da Rinoplastia.
Técnicas antigas causavam resultados imprevisíveis e, algumas vezes, ruins. A evolução da rinoplastia tem mostrado, tanto em trabalhos científicos como no dia-a-dia, que os resultados são impressionantes e extremamente satisfatórios. A grande preocupação do paciente é que o nariz não fique pior do que está. Utilizando técnicas modernas da rinoplastia, essa preocupação deve ser deixada de lado, pois é extremamente raro isso ocorrer.
Resultados insatisfatórios podem ocorrer, mas com certeza eu utilizo todas as armas existentes para que isso não ocorra. Enquanto eu não estiver certo de que o melhor possível foi feito, a cirurgia não acaba. O que eu sempre busco é que o melhor resultado possível seja alcançado com a cirurgia, para hoje e para sempre.