Frontoplastia

O que é a Frontoplastia?

A Frontoplastia é a cirurgia utilizada para a suspensão das sobrancelhas e do supercílio. O objetivo é reverter o processo de envelhecimento da fronte e glabela (testa).

Para quem está indicada a Frontoplastia?

Para pacientes com queda das sobrancelhas e supercílio, com rugas na testa e entre as sobrancelhas. Ou seja, pacientes com “olhar cansado” ou "olhar de bravo".

São realizadas pequenas incisões no couro cabeludo, atrás da linha do cabelo. Através destas incisões são descolados pele e músculos com uso de equipamentos de fibras ópticas ligadas a um monitor de vídeo. Ou seja, não são necessárias grandes incisões como antigamente.
As rugas são tratadas com pinças e tesouras e as sobrancelhas são elevadas até a posição que elas estavam quando o paciente era jovem.

É considerada uma cirurgia de baixo risco. Hematomas são comuns e raramente necessitam drenagem. Assimetria das sobrancelhas é rara. A complicação mais temida é paralisia dos nervos da mímica da testa, mas felizmente é extremamente rara.

Normalmente, o paciente recebe alta no mesmo dia em que foi realizada a cirurgia. Deve ser mantido repouso relativo por cerca de 48 horas após a cirurgia.
Pode ocorrer arroxeamento das pálpebras, por isso é importante o uso de compressas geladas sobre os olhos nas primeiras 72 horas após o procedimento.
Os pontos são retirados com 5 a 7 dias. Deve ser evitada a exposição solar nos primeiros 15 dias. Atividade física deve ser iniciada somente após 30 dias.

Palavras do Dr. Lucas sobre sua filosofia para a Frontoplastia.

"Os olhos são a porta da alma." Isso é uma grande verdade. Nós comunicamos olhando olho no olho. Contato visual é essencial. É assim que trabalhamos, conversamos e nos apaixonamos.
Atualmente, a associação da Blefaroplastia com a Frontoplastia é muito comum. Suspender as sobrancelhas e ao mesmo tempo retirar o excesso de pele da pálpebra superior traz resultados infinitamente superiores do que a realização de qualquer um destes procedimentos isoladamente.
Isso é uma tendência, pois a Frontoplastia tem se tornado cada vez uma cirurgia mais simples, sem muito edema e equimose, que permite ao paciente o retorno rápido ao trabalho e a vida social. Antigamente, precisávamos fazer um corte dentro do couro cabeludo que ia de uma orelha a outra orelha, causando grandes inchaços e complicações. Hoje, com o advento da endoscopia podemos realizar a mesma cirurgia, com mais eficiência, com menos trauma e complicações, com uma recuperação pós-operatória bem mais rápida. É a tecnologia a favor do rejuvenescimento facial.