Procedimentos

Toxina Botulínica

O que é a Toxina Botulínica?

A Toxina Botulínica é uma toxina obtida de uma bactéria chamada Clostridium botulinicum. Ela bloqueia quimicamente a chamada “placa motora” do músculo, impedindo que ocorra a contração muscular.
O objetivo deste medicamento é paralisar a musculatura e assim diminuir e suavizar as rugas da face.

Para quem está indicada a Toxina Botulínica?

Está indicada para amenizar as chamadas rugas de expressão presentes principalmente na região frontal (testa), entre as sobrancelhas e na região peri-orbitária (conhecidos pés-de-galinha).

Como é realizado o procedimento?

A toxina é injetada nos músculos da mímica facial, sem necessidade de anestesia local. A quantidade de solução aplicada vai depender da força do músculo e da quantidade de rugas do pacientes. Os resultados são percebidos 7 dias após a aplicação. O efeito da toxina costuma durar cerca de 6 meses, quando nova aplicação é necessária para manter o efeito alcançado.

Quais são os possíveis riscos e complicações?

São mínimos os efeitos colaterais deste procedimento. Podem ocorrer edema (inchaço) ou equimose (arroxeamento) na região tratada, com resolução rápida. Evitam-se reaplicações em curtos períodos, uma vez que o princípio ativo é uma proteína e poderá sensibilizar o paciente induzindo produção de anticorpos. O ideal são intervalos mínimos de 3 meses entre as aplicações.

Quais são os cuidados após o procedimento?

Evitar massagens e movimentos faciais nas primeiras 24 horas.

Palavras do Dr. Lucas sobre sua filosofia para a Toxina Botulínica.

A fonte da juventude é uma busca constante da humanidade. Todos queremos permanecer jovens para sempre. Infelizmente, o envelhecimento e a lei da gravidade não deixam que isso ocorra.
Os procedimentos não-cirúrgicos mais efetivos na manutenção da juventude são, sem dúvida, a aplicação de Toxina Botulínica e os Preenchimentos. São procedimentos diferentes que se complementam. A toxina paralisa o músculo fazendo que não ser formem rugas de expressão. O preenchimento é realizado com um material sintético ou não que irá preencher sulcos e rugas já presentes no paciente, ou seja, vai dar o volume perdido.
São procedimentos realizados no consultório e que não retiram o paciente do trabalho e da sua vida social. O benefício é muito grande em vista da baixíssima chance de complicação. São os procedimentos que mais crescem no dia-a-dia do consultório porque a grande maioria dos pacientes fica muito feliz.